Conhecendo o Vocabulário do Empreendedor Digital

Tempo de leitura: 4 minutos

Assim como toda área de atuação seja ela em medicina, engenharia, física, e outras diversas, os seus profissionais tem a sua linguagem própria. E não é diferente com o empreendedor que trabalha pela internet que, assim como inicialização de ser um bom profissional, precisa aprender os principais termos que abrange a sua atividade!

Logo a seguir iremos te mostrar um glossário de marketing digital, onde você vai encontrar os principais termos utilizados no mundo do empreendimento Digital!

AdRank: É usado principalmente para calcular a posição de um anúncio no motor de pesquisa, sendo o resultado do CPC (Custo por Clique) X IQ (Índice de Qualidade).

AIDA: Sigla que abrevia as etapas Atenção, Interesse, Desejo e Ação. A AIDA é um modelo baseado no comportamento humano que serve para descrever através de uma lista comum eventos que talvez ocorra quando um consumidor se engajar em algo.

Avatars: Relatório montado aos mínimos detalhes, e servem para representar uma identidade de algum público alvo digital.

Backlinks: São Links que apontam para uma determinada página de um site, dando créditos a ele e levando mais visitas.

Banners: Bom, nada mais é que uma forma de publicidade usada na Internet, normalmente é no formato de imagem ou interativa e que contem um link que redireciona para uma página de destino no site/blog.

Blog: É em grosso modo, um site, porém é orientado para uma estrutura de artigos, de fácil atualização, com publicações frequentes. Normalmente organizado por categorias, etiquetas, datas e autores.

Call-to-Action ou CTA: Botões, texto de ação que chamam a atenção do usuário para tomar determinada ação.

Copywriting: É uma técnica de escrita, que podem ser direcionadas para captar a atenção, vender ou outro objetivo. Neste caso devem ser usadas técnicas específicas para a web.

CRM: Sigla para Customer Relationship Management ou Gerenciamento de Relacionamento com Clientes, no nosso idioma. Esse termo se refere a uma abordagem que tem foco no cliente. Mas, ele é geralmente associado a softwares que a organizam e a gerenciam informações e atividades de uma base de contatos.

CRO: Sigla para Conversion Rate Optimization, ou em português “Otimização de taxa de conversão”. As estratégias de CRO visa maximizar a taxa de conversão em itens desejados dentro do site de uma empresa.

Funil de Conteúdo: É uma representação em funil mostrando os diferentes estágios em que os potenciais clientes (ou leads) estão no processo de uma educação.

Google AdWords: Uma ferramenta de criação de campanhas de publicidade para o motor de pesquisa Google e sites parceiros (Adsense) com banners. Uma das estratégias do Trafico Pago.

Inbound Marketing: Tem como objetivo atrair potenciais clientes, nutrí-los e direcioná-los para o momento da venda. A ideia aqui é que o cliente chegue até a empresa, e não o contrário.

Landing Page: É a porta de entrada de um site. Como geralmente um dos objetivos de quem trabalha com marketing digital é o de gerar leads, a landing page tenderá a ser otimizada para que pessoas com interesse no conteúdo do seu site deixem o contado. Isso pode ser feito através da criação de um pequeno formulário ou simplesmente criando-se um espaço para que ela cadastre o seu e-mail e algumas vezes até o Nº de celular/ telefone.

Lead: Sim!!! Essa é exatamente a pessoa que acabamos de mencionar aqui em cima. É a pessoa que deixou seus dados em um formulário de conversão e demonstrou interesse no que a sua empresa tem a oferecer, o caracterizando, a princípio, como um potencial cliente.

Marketing de Conteúdo: Uma forma simples, marketing através da produção de conteúdo que seja relevante e direcionado para o seu público alvo. E é por meio dele que queremos atrair leads e fidelizar um público e, com o tempo, nos tornar referência em um determinado assunto.

Outbound Marketing: Esse é o marketing ativo, ou tradicional, como também é conhecido por alguns. É muito valioso e trazer resultados muito rapidamente. Além de comerciais de TV, outdoors e panfletos entre outros.

Espero ter ajudado.
Há alguma outra palavra/ termo utilizado que você queira saber. Deixa nos comentários que eu coloco o significado.

Abraços e até mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *