Zona de Conforto: Por Que Ela é Tão Perigosa?

Tempo de leitura: 3 minutos

Você já ouviu falar que quando “baixamos a guarda” estamos diante de um momento perigoso? Nós todos sempre buscamos pelas melhores oportunidades, lutamos diariamente, mas quando estamos diante da nossa zona de conforto… aí é que mora o perigo!

Na verdade, as pessoas tendem a se acomodar com situação na qual tem certa facilidade.

Quanto mais sabemos de uma coisa, tentamos nos manter nela somente e isso vai minando a nossa criatividade. Veja a história abaixo para compreender melhor:

Jorge era micro empreendedor individual. Ele trabalhava com um negócio digital relacionado a lembrancinha de festas infantis. Ele fez tudo correto estava até lucrando bem, mas percebeu que nos últimos anos seu lucro tinha diminuído, como fazia o que gostava pensou que talvez tenha sido a crise do país. A grande verdade que ele não conseguia encarar era que ele acabou se acomodando.

Em um negócio digital ou em qualquer negócio é sempre bom inovar. Quando estamos diante da nossa zona de conforto fazendo aquilo que nos faz bem e nos é de fácil execução, nós tendemos a querer ficar nesse lugar com medo do que nos espera fora dele.

No caso do Jorge a atitude ideal é mudar. Não mudar o ramo de atuação, mas mudar a estratégia. O grande problema da zona de conforto e que ninguém se sente ameaçado nela, então por que devo mudar?

Existem quatro passos para sair da zona de conforto:

Não se preocupe com o que os outros vão pensar

É importante pensar no seu objetivo e no que você quer para sua vida daqui há 5 anos, 10 anos, e não ligar muito para opinião dos outros. Lembre-se que é você quem vai pagar as suas contas.

Faça parcerias

Muita gente tem medo de fazer parcerias, por causa da divisão dos lucros. Mas pense da seguinte forma: com uma parceria teremos 2 ou mais cabeças pensando ou seja, são ideias novas que vão se juntar e tudo tende a melhorar para o negócio.

As parcerias são úteis e ajudam a você sair da estagnação que está na sua vida para outro patamar. É como se fossem novas concepções que se unirão as suas.

Inove sempre

Por estar dentro de sua zona de conforto o empreendedor (não radicalize – não são todos, isso é um exemplo) prefere levar adiante o negócio sem nenhuma melhoria significativa. E a famosa frase: “em time que está ganhando não se mexe”.

Não é bem assim, não é? É exatamente no time que está ganhando que se deve consolidar as vitórias através da inovação. Busque por melhorias continuamente, isso é um sinal de esperteza e consciência.

Não tenha medo de ousar

Pessoas ousadas não tem tanto medo e tendem a progredir com mais facilidade. Se você é um empreendedor iniciante ou até mesmo um veterano, a ousadia deve fazer parte da sua lista. Proponha novos negócios, verifique possíveis promoções, reduza um pouco o preço, feche pacotes.

Só não fique esperando para ver o que vai dar. No caso de Jorge, nosso personagem fictício, uma boa inovação seria um curso de aperfeiçoamento com novas técnicas. Além disso uma promoção das peças comercializadas. Uma parceria seria uma outra opção viável.

E com relação a você? Já pensou nisso? O que você pode mudar para sair da sua zona de conforto? Você já checou quais são as coisas que estão te limitando?

Se faça todas estas perguntas diariamente e reflita sobre as respostas que você der. É sempre bom uma autoanálise para chegarmos a um determinado ponto. E com essa análise promover uma mudança.

Outra coisa importante é eliminar o medo da sua vida, pois é por causa dele que deixamos de fazer o que devemos fazer e nos mantermos na zona de conforto.

E você, está buscando melhorar ou está em sua zona de conforto?

1 Comentário

  1. Luh Barros

    Gostei muito do seu post, ele trás assunto onde muitas pessoas deveriam ler a aprender assim como eu. Preciso ter menos medo de ousar e seguir. Bjs

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *